Nos trilhos
2024
Avenida Francisco Morato, São Paulo, SP


Barra
2021
Avenida Francisco Morato, São Paulo, SP


Zona Cinzenta
2019
Rua da Mooca, São Paulo, SP
A cidade está em crescimento constante. Seus limites alteram, suas fronteiras expandem. Construções são demolidas para então serem reconstruídas ou substituídas. A expansão da cidade reconfigura os bairros, expulsa os moradores, redesenha a paisagem. As constantes mudanças deixam traços de outros tempos, ruínas que ocupam os interstícios das novas construções e que sedimentam indícios dos usos e costumes passados.
Ao longo do século XX, as cidades passaram por mudanças para satisfazer as necessidades de circulação do capital. A cada novo ciclo de acumulação capitalista, novas estruturas espaciais são criadas para atender a reprodução do valor, enquanto outras são desertadas, relegando muitas vezes territórios inteiros ao abandono. Os resíduos deixados pelas demolições e pelo abandono de infraestruturas testemunham as transformações constantes no espaço urbano. Essas transformações acompanham a velocidade das exigências dos ciclos reprodutivos do capital financeiro que, principalmente a partir da década de 1990, determinaram a especulação imobiliária como alternativa à crise dos setores produtivos e manufatureiros.
As ruínas são os estratos do tempo depositados na paisagem urbana, fragmentos de prédios abandonados e esquecidos durante os inúmeros processos de requalificação das cidades. São resíduos, restos de tempos diversos que persistem diante das transformações e assim evidenciam esses mesmos processos.
Comportam-se como zonas indeterminadas, tempos intermediários, lugares de usos indefinidos. Podemos trata-las como soleiras, umbrais ou limiares que deixam entrever as transições e passagens dos espaços e tempos urbanos.
Uma exploração dos friches industriais da primeira fase da industrialização de São Paulo, localizados no entorno das ferrovias, evidenciaram a presença de grades, telas e arames farpados nas janelas das fábricas. Algumas dessas vedações foram colocadas para evitar a invasão dos prédios desativados, outras foram instaladas quando as indústrias ainda estavam em funcionamento.
A presença de vedações em grande parte das janelas das ruínas fabris indicou para uma associação formal entre fábrica e presídio ou campo de concentração. Um procedimento alegórico que busca criar uma projeção, ao mesmo tempo espacial e temporal, daquelas estruturas construtivas e que consiste em reivindicar um novo significado para aquelas ruínas.
As fábricas, como espaços fechados que concentravam os operários durante suas jornadas de trabalho, em regime de permanente vigilância e controle guardam semelhanças com os cárceres e os centros de confinamento. No entanto, ao operário ainda era concedida uma pausa, à sombra do rígido controle, nos momentos em que não vendia sua hora de trabalho.
Com a crise do setor produtivo e manufatureiro as relações de trabalho vêm mudando. A acumulação do capital não tem mais o seu principal foco na fábrica onde o detentor do capital fiscalizava, comandava e disciplinava o trabalhador para a geração de mais valia. Embora a mais valia continue sendo a base de sustentação capitalista, a extração de capital se intensificou com a participação no sistema financeiro. Ou seja, se antes predominava a trocada força de trabalho por salário, agora troca-se força de trabalho por compromisso de dívida.
A força de trabalho assalariada foi substituída por trabalhadores precarizados e endividados. O endividamento ajuda a produzir um excedente social e garante um aprofundamento do processo de acumulação. A cidade é agora uma imensa fábrica, uma vez que a sociedade constituída por trabalhadores precarizados e endividados, está subordinada ao controle capitalista, a quem deve trabalho, dinheiro e, portanto, obediência.
A associação entre fábrica e presídio é enfatizada pelo relato sobre os campos de concentração nazistas do livro Os afogados e os sobreviventes de Primo Levi. O livro discorre sobre o choque do ingresso dos prisioneiros no Lager e também sobre o fenômeno intitulado pelo autor de “zona cinzenta”, uma zona de inter-relações com contornos mal definidos, que ao mesmo tempo separa e une os senhores e os escravos.
Essa relação dialética do senhor e do escravo de Hegel reaparece, nos dias de hoje, mas de uma forma não dialética: a não existência da figura do senhor impossibilita ao escravo transcender-se por negação de seu estado, de suprimir dialeticamente a sua sujeição. Assim, a dívida não é uma subordinação que cria uma linha de atividade pelo trabalho, que transcende o mundo dado, inclusive o próprio senhor que está ligado ao dado que ele deixa intato uma vez que não trabalha; a dívida não propicia um impulso de libertação.
A colocação de um estandarte de madeira e feltro cinza sobre uma janela vedada de uma fábrica desativada na Zona Leste de São Paulo, foi uma maneira alegórica de refletir sobre as questões levantadas neste texto.

Renata Pedrosa

Carro de mão
2011
Estação Trianon-MASP, São Paulo, SP
 

Em obras
2010
Centro Cultural Barco, São Paulo, SP